entretanto

 enfim, fomos abrigados pelo sistema visto que o instituto criado para os refugiados do ultramar já tinha sido extinto, já toda a gente tinha vindo das áfricas e os que restavam, como nós seriam tratados "accordingly". Fomos transferidos de Alcântara para S. Domingos de Rana e lá ficámos até Dezembro de '78 quando nos aventurámos em direcção ao Minho onde vivemos até ao dia de hoje, na Paz do Senhor...

Cristelo mais propriamente, foi a aldeia preferida da matriarca para assentar arraias e... Cristelo foi até 1980, vivendo de agricultura, semeando milho com aquele arado engraçado de uma rodinha só e uma lata sobreposta onde se depositava o grão que cairia da mesma para o chão por um tubo, compassadamente para que não nascessem encavalitados, mas a velocidade do camponês teria que ser a certa senão só se semeava metade da leira...

e eu tinha que ir a Caminha, a pé, por caminhos escuros como bréu, apanhar o comboio das 20h que me levaria de volta à minha realidade, à que eu tão voluntariamente abracei... a vida militar, para poder seguir enfrente com a minha outra vida mal esse capítulo estivesse cumprido. Lá andei eu 16 meses, a marcar passo não pois criei vários laços, de amizade pois sou muito sociável, de conhecimento adicional pois não sou analfabeto nem "brutamontes" mas tenho muita curiosidade, e consegui chegar à conclusão de que era na "vida civil" que eu iria singrar ... e sangrar também

boa noite e até uma próxima 

  


Comentários